terça-feira, 6 de agosto de 2013

O que fazer em caso de acidentes com óleo lubrificante?

Várias situações advindas do mau uso do óleo lubrificante podem acarretar problemas

Óleos lubrificantes usados ou contaminados podem causar diversos problemas para a saúde humana e para o meio ambiente . Mas o que fazer caso você se depare com algum acidente que envolva a substância?
Primeiros Socorros
Se o problema estiver relacionado a um contato do óleo com humanos, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o hospital mais próximo. No entanto, se o caso for grave e algo precisar ser feito improvisadamente, siga cuidadosamente as dicas abaixo, dependendo da situação:
Incêdio
Caso haja um incêndio de grande proporção, primeiramente, isole a área e retire as pessoas do local. Mas não banque o herói. Chame os bombeiros imediatamente. E caso haja vítimas, providencie os primeiros socorros e entre em contato com a assistência médica.
Mas se você encontrar apenas princípio de incêndio ou pequenos focos, uma pessoa com capacitação adequada poderá efetuar o controle com extintores (CO2 / pó-químico).
Medida de proteção ambiental
No caso de eventual derramamento ou vazamento, isole a área e retire as pessoas do local. Em seguida, elimine ou afaste possíveis fontes de incêndio, como chamas, calor, faíscas, centelhas, fagulhas. Por fim, proteja cursos, corpos d’água e as redes de esgoto e drenagem. Lembre-se de nunca direcionar o material derramado para esses locais.
Tente sempre restringir a área atingida com o uso de barreiras absorventes, estopas, tecidos, areia, ou serragem. Feito isso, você terá mais tempo para tentar estancar o vazamento.
Caso solo, cursos e corpos d’água, rede de esgoto ou drenagem sejam atingidos, avise imediatamente o órgão ambiental local.
Para limpar o óleo derramado, tente recuperar o máximo de material escorrido, bombeando-o para recipiente adequado, devidamente identificado. Use material absorvente e evite o uso de água ou solventes para a limpeza. Recolha todos os materiais que entrarem em contato com o lubrificante, armazene-os em recipientes adequados e identifique-os. Finalmente, encaminhe-os para a reciclagem ou aterro de resíduos perigosos.
Fonte: APROMAC
Fonte : www.ecycle.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More