Sim, as latas de aço são recicláveis! Mas essa prática ainda é pequena no Brasil quando comparada com a de outros países
Latas de sardinha, de tinta, de molho de tomate, embalagens de perfume. O que elas têm em comum? Todas são feitas de aço.
O aço é a liga metálica mais utilizada pela humanidade, formado essencialmente por ferro e carbono. Outros elementos químicos são adicionados ao aço para melhorar suas características de resistência, ductilidade, dureza, etc. Ao adicionar cromo e níquel nas proporções corretas, por exemplo, o aço se torna resistente à oxidação.
E esse tipo de embalagem, segundo a Associação Brasileira da Embalagem de Aço (Abeaço), traz vários benefícios ao conteúdo. Entre eles: grande resistência mecânica, versatilidade, conserva melhor as propriedades nutritivas dos alimentos, pode servir como brinde ao usuário e é totalmente reciclável.
Mas para entender melhor essas propriedades, vamos dar uma olhada na produção do material.
Processo de produção
A produção de aço começa com a mineração do minério de ferro. Esse processo é simples, podendo ser feito a céu aberto. Nessa etapa, o material passa por britadeiras, para, em seguida, ser classificado de acordo com o tamanho; depois, é lavado com jatos de água para que suas impurezas sejam retiradas, tais como argila e terra. Em seguida ocorre a redução, que consiste na retirada de oxigênio do minério, reduzindo este a ferro, que reagirá, mais tarde, com o carbono do coque, formando, assim, o CO2. Para a realização desse processo, são necessárias grandes quantidades de energia térmica, que é fornecida pela queima do carbono, prejudicial ao meio ambiente.
A próxima etapa é o refino, em que o ferro gusa é transformado em aço por meio da diminuição do teor de carbono e outros minerais e a introdução controlada de oxigênio. Mais adiante, ocorre a liga de ferro: o carbono recebe uma adição de diversos elementos, para conferir características desejadas ao metal. Isso faz com que existam vários tipos diferentes de aço.
A reciclagem
O aço é 100% reciclável e sua composição não muda no processo de reciclagem. Para economizar matéria- prima, as indústrias siderúrgicas costumam adicionar sucatas de aço para produzir mais aço novo. Isso significa que cada indústria de fundição de aço também é uma usina de reciclagem.
Como o aço é um metal magnético, para separá-lo de outros metais misturados a ele pode-se usar um eletroímã. Mesmo com a possibilidade de separar o aço de outros metais ou impurezas, é recomendável, no entanto, que a lata de aço esteja limpa quando for enviada para a reciclagem, para que os detritos orgânicos e a terra não dificultem o processo.
Em média, uma lata de aço comum pode ser totalmente decomposta em poucos anos.Atualmente, cerca de 47% de todas as latas de aço são recicladas no Brasil, mas este número ainda está muito abaixo de outros países – a Bélgica, por exemplo, recicla anualmente cerca de 96% latas de aço.
A lata de aço é 100% reciclável, ou seja, quando você a descarta na coleta seletiva, ela pode voltar infinitas vezes à sua casa, em forma de tesoura, maçaneta, arame, automóvel, geladeira ou até mesmo uma nova lata. Há apenas alguns tipos de itens, como solventes, tintas e outros conteúdos que contêm química nociva, que devem ser devolvidos aos fabricantes, para que eles limpem os resíduos antes de enviarem as latas para reciclagem.
Antes de reciclar, você pode aproveitar latas de alimentos para guardar condimentos ou sal e açúcar, já que essas embalagens são resistentes e bem herméticas.
Danos ambientais
O aço em si não causa muitos danos ambientais. Por ser reciclável pela própria indústria que o produz, é possível minimizar seu desperdício ao máximo. Contudo, durante a oxidação do ferro ocorre a liberação de metais tóxicos, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Outro problema diz respeito à mineração de ferro (componente do aço) e, consequentemente, o desmatamento. Isso porque grandes volumes de terra são removidos para o processamento de minério. Carajás, cidade localizada no Pará, por exemplo, produz 100 milhões de toneladas de minérios por ano. O que significa, aproximadamente, 123,5 km² de área desmatada para a mineração. E esses números tendem a crescer mais ainda, já que a demanda por minério de ferro no Brasil e no mundo só aumenta.
Ou seja, não há motivos para você não reciclar suas latas de aço!
Fonte : www.ecycle.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem