quinta-feira, 6 de março de 2014

Identifique vazamentos de água na sua casa com dicas simples

A água é um bem essencial para a vida na Terra, mas ainda a desperdiçamos de um jeito absurdo. Saiba como evitar a perda devido a problemas em encanamentos

A água potável é muito escassa em todo o mundo e o desperdício deve ser combatido como nunca. Se você desconfia que haja algum encanamento furado ou válvula gasta em sua casa, verifique a conta de água e o hidrômetro. Em caso de grandes alterações, faça alguns testes para encontrar o foco do problema e consertá-lo. Confira as dicas sugeridas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)

Como identificar um vazamento?

Vazamento na caixa de descarga ou na válvula
1. Jogue pó de café dentro do vaso sanitário;
2. Verifique se o pó depositou-se no fundo do vaso;3. Em caso negativo, significa que há vazamento na caixa de descarga ou na válvula.
Importante: em bacias cuja saída da descarga seja na parte de trás (direção da parede), é necessário que se faça o teste esgotando a água. Caso a bacia volte a acumular água é sinal de que há vazamento na caixa de descarga ou na válvula.
Vazamento no ramal direto da rede
1. Feche o registro do cavalete;
2. Abra uma torneira que utiliza a água direto da rede;3. Aguarde até a água parar de correr;4. Posicione um copo cheio de água na boca da torneira;5. Se houver sucção da água do copo pela torneira é indicio que existe vazamento no cano alimentado pela água da companhia.
Outra dica:
1. Mantenha o registro do cavalete aberto;
2. Certifique que todas as torneiras da residência estão fechadas e não use os sanitários;3. Certifique que todas as torneiras da caixa estão fechadas para não permitir a entrada de água;4. Observe o seu hidrômetro e marque a posição do seu ponteiro maior, e depois de uma hora, observe para conferir se ele se movimentou;5. Se o ponteiro maior do hidrômetro se movimentou, isso indica que há vazamento no ramal direto.
Vazamentos em reservatórios de edifícios/cisternas
1. Feche o registro de saída do reservatório;
2. Faça o mesmo para a torneira da boia;3. Marque no reservatório o nível de água, aguarde uma hora e verifique o seu nível de água novamente;4. Caso o nível de água tenha abaixado indica que há vazamentos na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.
Vazamentos na instalação que utilizam água da caixa
1. Certifique-se que todas as torneiras da casa estão fechadas e não use os sanitários;
2. Feche a torneira de boia da caixa para impedir sua entrada;3. Faça uma marcação na caixa para indiciar o nível da água e aguarde um hora; após isso, verifique seu nível e sua marcação;4. Em caso de nível inferior ao nível marcado, é indicação de que existem vazamentos em sanitários ou em canos que utilizam a água da caixa.
Fonte : www.ecycle.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More