quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pescadores usam barcos para protestar no Dia Mundial do Meio Ambiente



Pescadores, marisqueiras e moradores das praias de Ilha de Maré promoveram uma “barqueata” (protesto com barcos), às 6h desta quinta-feira (5), no Porto de Aratu, contra a poluição provocada por navios na Baía de Todos os Santos.
O ponto de partida do protesto, que tem o apoio  da Coordenadoria Ecumênico de Serviço - CESE, organização não governamental, foi na praia de Botelho, em Ilha de Maré. A ação reuniu cerca de 70 pessoas e 20 embarcações, além de uma manifestação em terra realizada pelas marisqueiras, em paralelo à barqueata, fazendo coro à reivindicação por solução da situação enfrentada.
“Não podemos cruzar os braços e esperar que as autoridades façam alguma coisa. Ainda mais que nenhuma decisão ou punição é tomada. Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, aproveitamos a data não só com festejos, mas com protestos e denúncias, pelo descaso das autoridades e a falta de investimentos, sobretudo no saneamento básico da região”, afirmou Marizélia Lopes, representante do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais.
O grupo seguiu até o Porto de Aratu, e impediu a entrada de navios para chamar a atenção das autoridades e da sociedade para os danos causados pelos acidentes ambientais na região, assim como os impactos que afetam as comunidades que sobrevivem da pesca artesanal na Baía, sobretudo, denunciar a omissão do governo em punir os responsáveis.
Fonte : http://www.tribunadabahia.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More