quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sertanejos dão exemplo no Dia Mundial do Meio Ambiente em SE

Data chama a atenção de ações para aumentar preservação ambiental.
Sertanejos armazenam água em cisternas e economizam.

05/06/2014 10h34 - Atualizado em 05/06/2014 10h37

Sertanejos dão exemplo no Dia Mundial do Meio Ambiente em SE

Data chama a atenção de ações para aumentar preservação ambiental.
Sertanejos armazenam água em cisternas e economizam.

Do G1 SE
Sertanejos dão exemplo no Dia Mundial do Meio Ambiente em SE (Foto: Carlos Maciel)Sertanejos sergipanos armazenam água em reservatórios (Foto: Carlos Maciel)
A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora nesta quinta-feira (5) o Dia Mundial do Meio Ambiente. A principal preocupação da entidade é conscientizar as pessoas e os governos de todo o mundo sobre os impactos das mudanças climáticas do planeta. Um dos problemas mais esperados é a menor disponibilidade de água. A previsão da ONU é que até 2025 um terço da população dos países em desenvolvimento vai sofrer com problemas de desabastecimento.
Para a Acqualimp, umas das empresas fornecedoras de cisternas de polietileno para o Programa Água Para Todos, o aproveitamento das chuvas é umas das principais alternativas para garantir o uso sustentável dos recursos hídricos.

"Os reservatórios captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem. Essa é uma tecnologia consolidada internacionalmente e utilizada há mais de duas décadas em países com temperaturas semelhantes ou até mais críticas que as encontradas no Nordeste brasileiro", explicou Amauri Ramos, diretor da companhia.

Nas áreas rurais do estado de Sergipe - beneficiado com 4.083 cisternas de polietileno - muitos agricultores já contam com um equipamento para armazenar água, seja da chuva ou não, garantindo condições de uma vida melhor nos períodos de longa estiagem.

"Depois que caiu umas chuvinhas pelas bandas de cá, todo mundo encheu as cisternas e daqui pra frente é economizar pra não faltar. Graças a Deus agora a gente tem onde juntar água. É a riqueza da gente", disse o aposentado Erivaldo Lucas do Nascimento, 73 anos, morador do Sítio Cágado, zona rural de Propriá, distante 101 km de Aracaju
.
Fonte : http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More