sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Chinelos transformam-se em objetos de design

Uma empresa queniana chamada Ocean Sole sandal recycling company usou a criatividade juntamente com a sustentabilidade para fazer coisas incríveis com chinelos. Sim, chinelos. Com cerca de 45 trabalhadores, a empresa localizada em Nairobi, recolhe as sandálias, lava e através de um processo de compactação faz 100 produtos diferentes a partir das sandálias descartadas.
Em 1997, Julie Churc trabalhava como conservacionista na Reserva Kiunga da Marinha Nacional, no norte do Quênia, porém ficou incorfomada com a quantidade de chinelos que eram deixados nas praias e levados pelo mar. Com isso, incentivou mães da comunidade de Kiwayu a recolher os chinelos, lavar e transformá-los em brinquedos para as crianças. Produzidas com capricho, as peças tiveram tamanho sucesso, que mais pessoas se interessaram pela ideia.
Brinquedos, esculturas, artigos de decoração e bijuterias ganharam mais cores e a marca da sustentabilidade. Já o oceano perdeu, ou melhor, ganhou 400 mil chinelos retirados do mar todos os anos.
A iniciativa também teve um importante impacto na sociedade, pois se tornou fonte de renda dos moradores locais, expressando as raízes africanas, sendo grande parte das esculturas e decorações feitas com figuras dos animais locais como elefantes, leões, zebras, girafas e rinocerontes e homenageiam a vida marinha com a produção de enfeites de tartaruga, peixes e cavalos-marinho.
Fonte : www.artereciclada.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More