quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Como ajudar a reciclagem?

A separação do lixo é fundamental para evitar a contaminação dos resíduos sólidos. A limpeza dos materiais é um dos itens que encarece o processo de reciclagem.
 
Mesmo não havendo coleta seletiva na grande maioria dos municípios do Brasil, a prática da separação e limpeza dos materiais recicláveis facilita a seleção pelos catadores, diminui o volume do lixo e cria hábitos que deverão ser incorporados pela população e praticados pelo resto da vida.
 
 
 
 
 
:: Como separar o lixo? ::
Primeiramente é importante separar os resíduos secos (ou sólidos) dos úmidos e do sanitário:
- secos - materiais que podem ser reciclados - embalagens, pilhas e baterias, pneus, papéis, etc;
- úmidos - restos de comida, plantas, poeira;
- sanitários - lixo do banheiro - papel higiênico usado, absorventes, cotonetes, seringas, fraldas descartáveis, etc 
 
Depois da seleção, cuide dos resíduos secos:
- Limpe os materiais recicláveis; 
- Amasse as embalagens para diminuir o seu volume;
- Separe em sacos os vidros, plásticos, papéis e metais, que são os mais comuns;
- Baterias e lâmpadas podem ser perigosos e contaminantes. Informe-se sobre postos de coleta específicos para esses materiais.
 
 
Todo esse trabalho pode parecer desanimador em municípios que não contam com a coleta seletiva, mas não se engane, seguramente você estará contribuindo com os catadores e facilitando a reciclagem. 
 
Ainda assim, para evitar que todo o seu cuidado com o lixo seja desperdiçado quando os coletores de lixo recolhem o material, misturam tudo e jogam no aterro, é possível dar outros destinos aos recicláveis. 
 
:: Onde encaminhar os materiais recicláveis? ::
Primeiramente informe-se na prefeitura de sua cidade sobre o que está sendo feito a respeito da coleta seletiva e reciclagem do lixo. Havendo omissão, critique e denuncie. 
 
Os catadores ou coletores de rua são os maiores responsáveis pelo material recuperado que se transforma em matéria-prima para as indústrias recicladoras no país.
Estão sempre com seus carrinhos cheios, prestando um excelente serviço aos municípios, apesar da falta de reconhecimento ou benefícios por este trabalho.
Normalmente se interessam pelos materiais com maior valor de mercado, como alumínio e papelão. Mas as cooperativas dos catadores aceitam todo tipo de material reciclável. 
 
Entidades assistenciais costumam comercializar esses materiais e podem ficar interessados pelo seu material. Sucateiros e ferros-velhos são uma boa opção para um volume um pouco maior de resíduos. 
 
Pode ser introduzido um sistema particular de coleta seletiva em lugares onde haja grande produção de lixo, como edifícios, condomínios, universidades, empresas, etc. É melhor, entretanto, contar com consultores de reciclagem para essa função, pois é um trabalho que demanda planejamento para que sua implantação obtenha sucesso. 
 
Este texto foi produzido pela Criatura comunicação para um site ambiental. 
A Criatura comunicação pode divulgar as açoes sociais da sua empresa. Você pode entrar em contato com a Criatura clicando em www.criatura.com.br
Fonte : www.setorreciclagem.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More