segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Como montar uma empresa de reciclagem?

A reciclagem é um modelo de negócio racional e lucrativo, associado à preocupação com o meio ambiente e qualidade de vida.  

No Brasil, o desenvolvimento da indústria de reciclagem é anterior ao início das discussões relacionadas ao assunto envolvendo meio ambiente. Em sua versão mais rústica, a semente cresceu a partir da necessidade da população que encontra na coleta de lixo a única opção de renda. Com o tempo, outros setores com maior representatividade econômica adotaram o reprocessamento de materiais recicláveis.

O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo seja utilizado popularmente para designar cada parte do conjunto das operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Em boa parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente da matéria prima original. 

Mercado
Quando os empreendedores entenderam as possibilidades da reciclagem, vários tipos de produtos reciclados passaram a ser produzidos e comercializados, criando novas atividades que geram um faturamento de bilhões de dólares anuais no Brasil. Presume-se então um mercado bastante promissor, que é ainda pouco explorado. 

Localização
A indústria deverá ser implantada é um local de fácil acesso, de preferência próximo à matéria-prima.

Estrutura
A estrutura básica deve prever uma área de 10.000 m2, que abrigará um galpão que será dividido em quatro áreas: galpão industrial, escritório, vestiários e sanitários.

Equipamentos
Os equipamentos básicos são:
- Máquinas para reciclagem que variam de acordo com o produto;
- Caminhão para o transporte;
- Móveis e utensílios do escritório.

Pessoal
A mão de obra básica deve contar com: gerente, secretária, auxiliar administrativo, responsável de produção, operários e motorista.

Os Insumos
A princípio, toda a matéria prima é grátis e está a disposição em abundância.
Mas é necessário refletir um pouco antes de pensar que reciclagem é uma fábrica defazer dinheiro.

Uma vez descartado incorretamente (lixão, aterro), os materiais são contaminados e a limpeza e coleta seletiva encarece o processo da reciclagem.

Os resíduos industriais são valiosos, mas possivelmente já estão sendo recolhidos por alguém ou terão custo.
Os resíduos domésticos são gigantescos, se pensarmos na população de uma comunidade, mas precisa de uma boa logística e educação das pessoas para que possam ser aproveitados.
Clique nas palavras abaixo e veja como montar uma empresa de reciclagem específica:
Fonte : www.setorreciclagem.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More