terça-feira, 16 de setembro de 2014

Posto recicla a água da lavagem de veículos

Com duas bicas de zinco, canos de PVC, caixas d'água, velas de filtros comuns e um conjunto de tranques rústicos de tijolos, o posto de lavagem de carros Eco Posto, inaugurou um sistema que está mudando o conceito de limpeza de veículos e seus efeitos para o meio ambiente no Piauí 
Toda a água usada na lavagem de veículos, neste período, é captada das chuvas e a água suja, misturada com o xampu, que escorre dos veículos, é tratada nos tanques e reaproveitada em novas lavagens.

Por causa disso, o poço cacimbão de 22 metros de profundidade, feito para abastecer o Eco Posto, recebe o excesso de água das caixas d'água na estação chuvosa. Só no período seco, a empresa volta a utilizar o poço que recebeu milhares de litros de água no decorrer das chuvas.

Os idealizadores do sistema, que tem como filosofia o respeito à ecologia e ao meio ambiente, são o funcionário público Raimundo Darc e sua esposa Soraia Rodrigues Costa, gerente da empresa. Para alimentar as caixas d'água, eles aproveitaram a cobertura de zinco do galpão de 300 metros quadrados, colocaram bicas e canos de PVC de 100 polegadas que canalizam a água até os reservatórios. Nestes pontos, existem canos de menor espessura que servem para liberar o excesso e reabastecerem as caixas com a outra parte da água que passou pela reciclagem.

Para tratar e reaproveitar a água usada, Darc e Soraia construíram três tanques de tijolos que recebem a água poluída através de um canal na plataforma de lavagem. Essa água cai no primeiro tanque que tem areia grossa e cascalho. No local, boa parte do xampu e outras sujeiras ficam retidas.

A água sem o excesso de sujeira escorre por um cano até o segundo tanque, onde existem velas de filtros comuns colocadas em canos de PVC. Ao ultrapassar a barreira das velas, a água chega cristalina ao último tanque. A partir daí ela é distribuída para as caixas e volta a ser usada na lavagem dos carros, com segurança.

"Neste período, só uso água captada das chuvas. Do poço cacimbão, só retiramos a água na época seca. O resultado financeiro para a nossa empresa pode até não ser rápido, mas para a natureza o retorno é imediato", afirma Darc. Segundo ele, os investimentos feitos na tecnologia podem estimular outras iniciativas, contribuindo pela preservação ambiental. "É por isso, que faço questão de difundir esta ideia que pode ser utilizada por grandes lavanderias, por exemplo, para se evitar o aumento dos problemas ambientais". 

fonte: www.180graus.com
Fonte : www.setorreciclagem.com.br

1 comentários:

Seria maravilhoso que eles divulgassem o esquema técnico para as instalações, com fotos, dicas e gráficos. Fica a sugestão.

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More