sexta-feira, 21 de junho de 2013

LIXO RADIOATIVO

Não só o Brasil como todos os países enfrentam um grave problema ambiental, os lixos. O volume de lixo é sempre muito grande e as condições para o destino final são sempre muito escassas e muito inadequadas.
Além do grande problema dos depósitos, os lixos ainda causam inúmeros prejuízos ao meio ambiente e à população. Muitas medidas são tomadas, porém é muito difícil erradicar esse problema, devido às proporções que tomou. Os lixos ambientais já causam grandes problemas, mas além desse tipo de lixo que é muito prejudicial, os lixos radioativos são uma grande ameaça, pois emitem grande carga de radioatividade, que são totalmente prejudiciais, tanto para o meio ambiente quanto para a população.
Lixo

Como é Produzido

O lixo radioativo é constituído basicamente pelos materiais produzidos pelas usinas nucleares, laboratórios médicos, centros e laboratórios de pesquisas, que não são aproveitados na fabricação dos produtos dessas empresas. Os materiais que as empresas utilizam são compostos químicos que ao serem descartados causam grandes danos, pois emitem uma alta carga de radioatividade, e sendo expostos ao meio ambiente e as pessoas são responsáveis pela origem de vários efeitos nocivos. Muitas empresas despejam os lixos radioativos diretamente nos rios, causando assim a contaminação das águas e, além disso, causam contaminação da atmosfera devido a emissão gasosa desses compostos químicos.
Radioativo

Efeitos dos Lixos Radioativos

O meio ambiente sempre é o alvo dos lixos e a cada dia está mais ameaçado. Cada tipo de lixo representa uma ameaça ao ambiente e causa a degradação gradual do meio ambiente significantemente. Os rios, lagos que são alvos da contaminação de lixos radioativos, além da poluição da água, os peixes e espécies que tem o habitat na água são afetados diretamente, causando a morte e atacando a biodiversidade natural.
A população também é alvo direto dos lixos radioativos, que se atingidas pela alta radioatividade podem contrair infecções, câncer, convulsões e inúmeros efeitos que podem levar à morte.
Os lixos radioativos ainda permanecem no ambiente por longos anos causando contaminação da atmosfera e trazendo riscos.
Contaminados

As Soluções

As soluções para a redução desse problema ainda são muito discutidas, pois não existem depósitos adequados em muitos países para o armazenamento desses elementos químicos. O armazenamento deve ser muito cauteloso devido aos componentes que esses elementos trazem. Algumas empresas optam por armazená-los em tambores lacrados e que tenham a radiação controlada. Tanques de aço inoxidável também são utilizados, cercados de concreto, para o armazenamento dos lixos radioativos líquidos.
As empresas que produzem lixos radiativos devem verificar a viabilidade e custo de medidas que possam beneficiar o meio ambiente e, consequentemente a população contra os efeitos que tais lixos causam, promovendo assim uma integração entre o meio ambiente e as empresas.
Por: Renata R.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More