domingo, 30 de junho de 2013

Produtos de limpeza poluem a natureza

Substâncias são nocivas ao meio ambiente e também à saúde


                          
A discussão e a busca pela preservação das riquezas do meio ambiente já fazem parte do dia a dia de todo o planeta. Porém, estudos ainda apontam que a poluição das águas, por exemplo, é um dos problemas atuais mais urgentes, que poderia ser amenizado com o uso de produtos ecologicamente responsáveis, que utilizam matérias primas de origem vegetal, livres de petroquímicos e biodegradáveis.
Os produtos de limpeza, muitos deles que desembocam no esgoto e vão direto para os rios e mares, são agentes com alto grau de poluição. Materiais de uso diário como desengordurantes, desinfetantes, detergentes líquidos, amaciantes e sabões em pó, possuem em sua composição substâncias nocivas não só à natureza, como também à saúde da população.
Conheça algumas dessas substâncias e fique atento aos rótulos das embalagens e à composição química do produto que você está adquirindo.
Fosfato: presente em maior percentual na composição dos detergentes. Apesar de eficaz, atua nos mananciais como adubo para plantas aquáticas e algas, além de esgotar o oxigênio da água.
Conservante: atua como componente bacteriostático. Não elimina as bactérias, apenas inibe a reprodução.
Formaldeído: tipo de conservante muito utilizado devido a sua efetividade e baixo custo. Em exposições crônicas, pode causar câncer.
Tensoativos: presentes nos detergentes, são responsáveis pela remoção das sujidades. Por lei, devem ser biodegradáveis, mas continuam sendo derivados de petróleo.
Branqueadores Ópticos: encontrados em sabão em pó e barra, são substâncias fluorescentes que, aplicadas ao produto, conferem tonalidade branca. Ao lavar a roupa, partículas do branqueador se prendem no tecido. Em contato com a luz, tais partículas dão a sensação de que a roupa ficou mais branca do que estava antes de ser lavada.
Fragrâncias e corantes: em geral, tais componentes, presentes nos produtos de limpeza, são derivados de petróleo, ou seja, sintéticos, que causam alergias e poluem o meio ambiente.  Nas formulações de origem vegetal as fragrâncias são de óleos essenciais e os corantes derivados de plantas.

Fonte: Cassiopeia

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More