Uma pequena empresa inglesa - Cohda Designs - surpreendeu por fazer uso inteligente do plástico reciclado com uma ideia simples: moldar cadeiras de diversos tipos com plástico reciclado saído direto da extrusora. E não surpreendeu pela cadeira de desenho arrojado que criou, mas por unir um conceito criativo com conscientização ambiental.
Os móveis são produzidos com embalagens plásticas de leite e sacolinhas de supermercado, o tipo de material que polui por muitos anos o meio ambiente.
A reciclagem alongou indefinidamente o ciclo de vida desse material, pois os móveis podem ser novamente reciclados, ganhando novas formas e utilidades.
Richard Liddle desenvolveu o processo por dois anos, adaptando as máquinas até torná-las capazes de produzir o plástico com ótima qualidade, no formato desejado e com a resistência necessária.
Como o plástico que sai da extrusora bem flexível, é possível ir direto para o molde, onde é curvado até o formato final, sem a necessidade de parafusos, colas ou outros adesivos.
O proprietário da Cohda mostra que seu projeto vai bem além do design de móveis, pois incentiva as pessoas a levarem suas garrafinhas de plástico nos eventos que promove.
Quando há demonstrações da fabricação da cadeira, todos ficam encantados com as possibilidades da reciclagem, se tornando agentes multiplicadores dessa cultura.
Este é um excelente exemplo de bom negócio ligado a reciclagem, pois tira resíduos do meio ambiente, gera empregos e renda, conscientizando a população.
Fonte : http://www.setorreciclagem.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem