Segundo os americanos, plásticos alegadamente biodegradáveis podem enganar os consumidores quando afirmam benefícios ambientais.
A Federação do Comércio Americano (FTC - Federal Trade Commission) uma espécie de Procon dos EUA (só que com poder), reprimiu empresas que comercializam seus produtos alegando benefícios ambientais não comprovados – ou falsos.
"Não é nenhum segredo que os consumidores querem produtos amigáveis ao meio ambiente, e que as empresas estão tentando atender a essa necessidade", disse Jessica Rico, Diretora de do FTC. "Mas as empresas que não têm evidência para apoiar as reivindicações ambientais que fazem sobre os seus produtos, corroem a confiança do consumidor e minam as empresas que estão jogando pelas regras", concluiu.
Especialmente preocupada com propaganda ambiental e com o greenwashing, a agência tem feito esforços específicos nessa área, inclusive com a revisão das normativas que regulamentam a comunicação que possa levar consumidores legitimamente preocupados ao engano.
O FTC tem regras bastante rígidas para que um produto possa ostentar rótulos de “ambientalmente corretos”. Alegações “verdes” podem requerer base científica competente e confiável.
As leis americanas são bastante diferentes das brasileiras, assim como a abordagem ao tema "greenwashing", por isso, veja o assunto completo, em inglês, no site do FTC clicando aqui
Fonte : www.setorreciclagem.com.br
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