terça-feira, 22 de julho de 2014

É ou não é reciclagem

Por que usamos o termo reciclagem quando falamos de reutilização?
Porque a palavra, como tantas outras, expandiu seu uso a partir do conceito original.



Reciclagem significa retornar ao ciclo.
O símbolo da reciclagem é formado por três setas que fazem referência ao ciclo: a primeira representa a indústria fabricante de produtos, a segunda é o consumidor, que consome os produtos e a terceira representa o retorno do produto ao ciclo produtivo, revalorizado por meio da reciclagem.



Ocorre que o termo foi criado apenas para os materiais que podem voltar ao seu estado original, se transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. Isso limita usar a palavra para pouquíssimos usos, como a reciclagem do alumínio. Até mesmo o vidro, apesar de 100% reciclável, não consegue retornar exatamente como o mesmo produto.
Papel normalmente precisa se resina virgem no processo de transformação em um novo papel e mesmo assim retorna como um papel diferente. 
Ou seja, se o termo fosse empregado em seu conceito original, não existiria reciclagem de plástico, de metal, de vidro, de papel...



A palavra ganhou uma importância muito grande e foi expandindo o seu uso. De forma desordenada, é verdade.
Atualmente é usada inclusive para designar partes do processo:
- "Reciclei meu lixo" Quando foi feita apenas a separação dos recicláveis
- "A prefeitura reciclou" Quando apenas fez a coleta
- "A cooperativa de catadores recicla" Quando apenas faz a triagem do material a ser reciclado.



Em um país onde a educação não tem prioridade, é mais importante a população se conscientizar sobre a problemática da reciclagem que aprender a usar o termo corretamente.

A experiência do Setor Reciclagem, que iniciou as atividades de disseminação da cultura da reciclagem no ano 2000, é bem clara: O projeto só conseguiu relevância a partir do momento que abriu mão de falar tecnicamente para estudiosos, intelectuais e técnicos e começou a falar com as pessoas que precisam separar seus resíduos em casa e no trabalho. Que tem que debater com a família e os amigos este assunto tão fundamental.

Foi neste momento que o Setor Reciclagem cunhou a expressão "Reciclagem artesanal", que se refere à reutilização de resíduos para usos diversos do original, feito por artesãos (amadores ou profissionais).



Ora, se reciclagem é a atividade de recuperação da matéria-prima descartada, que é revalorizada para se transformar em um novo produto, reciclagem artesanal também é reciclagem!

A reciclagem artesanal tem o poder de conscientizar as pessoas, mesmo que lenta e gradualmente. A reciclagem industrial não faz isso com a mesma força.

A reciclagem artesanal não tem importância na diminuição dos resíduos em um aterro (portanto também não retira matéria prima significativa de recicladores idustriais), mas pode fazer uma comunidade separar seus resíduos a partir do aprendizado que vem junto com qualquer iniciativa de educação ambiental.



Como a missão do Setor Reciclagem é informar, há sempre o cuidado de utilizar os termos da forma correta, inclusive foi criado o site www.artereciclada.com.br para separar o conteúdo do site www.setorreciclagem.com.br.

De toda forma, o que realmente importa é alcançar as pessoas e passar a mensagem. Estamos consumindo mais do planeta do que ele pode nos oferecer. Então devemos:
- Reduzir a compra de produtos que não são necessários;
- Reutilizar os materiais que temos à disposição, seja fazendo uma luminária com garrafas (o que reduz a compra de uma luminária nova vinda da China), seja reaproveitando uma embalagem para virar "porta-treco";
- Destinar de forma correta os materiais para que possam ser reciclados industrialmente.

Para encerrar, veja o clipe da banda Família Gangsters - Reciclar Você - que usa a palavra reciclagem de forma poética, assim como catadores e grafiteiros


Fonte : www.setorreciclagem.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More