quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Fotografias antigas: o que fazer na hora de jogá-las fora?

Devido ao processo químico de revelação, não é possível reciclar

O tempo vai passando e a memória começa a falhar cada vez com maior frequência. Imagine o que seria das histórias familiares e momentos bonitos da vida se não fosse a fotografia? No entanto, elas podem começar a incomodar. Seja por falta de espaço, por não querer lembrar da perda de entes queridos ou até para facilitar o esquecimento de parceiros, às vezes é necessário nos livrarmos das fotos. E então, o que fazer?
Reciclagem não é possível
Quem já assistiu a algum filme cujo tema central é fotografia deve ter observado que o processo de revelação envolve substâncias químicas, como derivados de prata, nos processos de emulsão, fixação e paragem (veja mais aqui). Apesar de ter como principal material o papel fotográfico, não é possível realizar a reciclagem exatamente por haver substâncias químicas envolvidas.Isso muda de figura se você utiliza papel comum e imprimiu as fotos sem o processo tradicional de revelação. Nesse caso, a reciclagem é possível!
Existem outras utilidades que podemos dar para as fotos antigas também, é o caso do upcycle do material. Veja como decorar suas caixas!
Como descartar?
Se as fotos tiverem alguma importância além do valor sentimental, é possível procurar museus e colecionadores para doar ou vender as preciosidades. Se não for o caso, o melhor a fazer é procurar a prefeitura de sua cidade questionar qual é procedimento para descartar lixo não-reciclável.
Agora é diferente
Com o avanço tecnológico, usa-se cada vez menos papel para observar as recordações antigas. Isso, graças às fotografias digitais, que podem ser armazenadas em computadores, tablets e outras plataformas análogas. Assim, economiza-se papel fotográfico, que não pode ser reciclado.
Diversas empresas de eletrônicos já lançaram modelos de porta-retratos digitais, que permitem a troca de fotos em um período de tempo determinado, além de evitar o uso do papel.
Fonte : www.ecycle.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More