sábado, 5 de outubro de 2013

Pesquisa realizada pelo Instituto Akatu traça perfil de consumo dos brasileiros

Sustentabilidade tem se tornado cada vez mais valorizada

Instituto Akatu, ONG brasileira que trabalha em favor do consumo consciente, lançou, no primeiro semestre de 2013, a Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar, estudo que traça um panorama dos hábitos dos consumidores brasileiros.
A sustentabilidade é um dos pontos mais significantes. Entre os anos de 2010 e 2012, o número de brasileiros que já ouviu falar no termo sustentabilidade subiu de 44% para 60%.
Dos que já estão familiarizados com o termo, 40% possuem um entendimento ambiental do conceito, enquanto 23% explicaram o termo por meio de exemplos, também ligados ao meio ambiente. Por outro lado, 25% ainda têm entendimento errado sobre o termo.
Do número total de entrevistados, somente 7% realmente sabe o que é sustentabilidade. Mas o número de pessoas interessadas em se informar cresceu, saindo de 14% em 2010 e chegando a 24% em 2012.
Outra descoberta importante da pesquisa é a tendência do consumidor brasileiro valorizar as premissas da sustentabilidade ao invés das da sociedade de consumo, o que mostra uma disposição para a mudança de comportamento, em criar hábitos de consumo mais responsáveis e sustentáveis.
Além disso, é descrita uma tendência crescente em valorizar ”a saúde e o desfrute de uma vida com qualidade” em detrimento do espirito consumista vigente.
Consumo sustentável
Alguns pontos interessantes foram observados sobre o hábito de consumo brasileiro. Enquanto as classes sociais mais altas valorizam um estilo de vida sustentável e saudável, as mais baixas reduzem em menor velocidade as prioridades consumistas.
O mesmo pode ser observado quando o assunto é energia, resíduos e qualidade da água.
Mas também há semelhanças. Todas as classes preferem estar com quem mais gostam a simplesmente dar presentes. Mas ainda assim, quanto mais alta a classe social, maiores as prioridades sustentáveis.
Percepção dos produtos
Outra pesquisa, essa realizada pelo Instituto Market Analysis em parceria com o Idec, aponta que apenas 24% das pessoas percebem por si mesmas mensagens sobre quaisquer assuntos escritas nas embalagens de produtos.
Por outro lado, as mensagens percebidas são sobre meio ambiente e sustentabilidade.  53% dos consumidores são atingidos por essas mensagens. Outras mensagens, como o fato de o produto ser saudável, a qualidade, a durabilidade e a economia também são bastante percebidas.
Por um consumo mais consciente
De forma geral, os estudos descrevem um panorama em que, mesmo sem o entendimento total sobre os termos sustentabilidade e consumo sustentável, existe uma simpatia e tendência à adesão a esses conceitos.
Para levar um estilo de vida mais saudável e que mitigue danos ambientais, mesmo que em pequena escala, bastam pequenas mudanças nos hábitos de consumo. Prefira produtos duráveis ao invés dos descartáveis e valorize o consumo compartilhado em detrimento ao uso individual.
Fonte : www.ecycle.com.br

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