quarta-feira, 23 de abril de 2014

10 dicas simples para um consumo mais consciente


retornavel-ecod.jpg
A dona de casa Graciana Maria Alves prefere as sacolas reutilizáveis, porque, segundo ela, "cabem mais produtos e são mais fáceis de carregar"
Foto: Elza Fiúza/ABr
O consumo sustentável está em alta nos países emergentes. Pesquisa realizada em seis nações (EUA, Reino Unido, Alemanha, Brasil, China e Índia) apresentada na Sustainable Brands Rio 2013 mostra que os consumidores estão mais exigentes.
Ao todo, 67% dos entrevistados da China, Brasil e Índia se dizem interessados em compartilhar ideias e experiências com os fabricantes para desenhar e aprimorar soluções. Entretanto, estratégias simples ajudam o consumidor a ser mais sustentável na hora de comprar.
Veja dez dicas:
  • 1) Selecione as lojas – Escolha lojas que são conhecidas por implantar projetos ambientais e sociais. Participe de grupos interessados no tema sustentabilidade e meio ambiente - e peça dicas de onde comprar.
  • 2) Informe-se dos valores sustentáveis – Descubra os valores e missão dos comércios ao redor. Eles são demonstrados em ações simples, como a separação correta do lixo e se a embalagem é facilmente reciclável. Nos pequenos detalhes a empresa mostra sua preocupação com o meio ambiente.
  • 3) Recicle suas embalagens– Após comprar um produto, faça a reciclagem correta das embalagens no caso de papel, metal, plástico, entre outros. Muitas cidades possuem centros que realizam o serviço.
  • 4) Guarde o embrulho de presentes – Ao receber aquele lindo presente, não jogue fora o embrulho. Em muitos casos é possível reaproveitá-lo ou, até mesmo, utilizá-lo em casa, por exemplo.
  • 5) Prefira calçados de solas de borracha - A sola de TR (borracha termoplástica de estireno/butadieno) é derivada do petróleo e sua produção lança gás carbônico na natureza. Procure por calçados de solas de borracha, que não são agressivos ao meio ambiente.
  • 6) Aposte em produtos feitos com PET reciclado - Por não ser um produto biodegradável, o PET tornou-se um vilão para a natureza. Itens de vestuário e decoração produzidos à base de PET auxiliam na eliminação do descarte inapropriado e na reciclagem do material.
  • 7) Utilize sacolas retornáveis – Tema de polêmica nos últimos anos, a sacola plástica é uma das grandes vilãs da poluição hoje em dia. Feita do polietileno, derivado do petróleo, sua degradação leva séculos e, consequentemente, emporcalha cidades e oceanos. Um consumidor verde sai com ecobag ou sacolas de pano.
  • 8) Guarde a embalagem de produtos – Depois de retirar o item, guarde a embalagem original por um tempo antes de reciclá-la. Dessa forma, se for trocar o produto, pode fazer com a mesma embalagem ou usá-la em viagens.
  • 9) Utilize e-mail para contas – Faturas de cartões de créditos, contas de água, luz e telefone e até mesmo o extrato bancário podem ser enviados por e-mail em muitos casos. Assim, há redução na produção de papel e o desmatamento de árvores. Contudo, certifique-se de utilizar um sistema seguro e confiável.
  • 10) Prefira e-books e e-magazines – Outra boa saída para poupar papel é a escolha de e-books e e-magazines em vez dos livros e revistas no formato tradicional.
(Por Gabriel Silva, CEO da Ahimsa, fabricante de calçados 100% livre de insumo animal)

Fonte : Eco D

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More