terça-feira, 22 de abril de 2014

Distrito de Estocolmo utiliza tubos de sucção para reaproveitar resíduos

Após "viagem", restos são transformados em biogás ou energia

Em vez de jogar seu lixo fora, você simplesmente o coloca em um uma duto, que o suga até uma estação de tratamento e produção de biogás e adubo. Essa realidade é bem distante na imensa maioria de países do mundo, mas já funciona em um distrito da cidade sueca de Estocolmo.
Conhecida como Hammarby Sjostad, a localidade, que era subutilizada na cidade, foi planejada para ser totalmente sustentável no fim dos anos 90. Ela deve ter a população de 27 mil habitantes em 2017, quando projeto de coleta não tradicional será totalmente concluído.
Para diminuir o tráfego de caminhões e aumentar ainda mais o índice de reciclagem (que não era tão alto na época - hoje em dia está em 99%), um sistema de tubos de sucção entrou em operação em 1997.
O lixo reciclável mais usual, como metal e plástico, não utiliza o sistema (ele é coletado da maneira tradicional). O restante entra em um dos 453 pontos de sucção espalhados pelo distrito. Há três entradas específicas para tipos diferentes de itens: jornais, restos de comida e lixo "combustível" (como embalagens de pizza).
O lixo combustível se torna energia para esquentar água e para ser utilizada na calefação doméstica. Os restos de comida se transformam em adubo e biogás, que é usado nas residências e ônibus.
Fonte : www.ecycle.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More