terça-feira, 15 de abril de 2014

Faça Você Mesmo: Xampus e condicionadores sustentáveis



xampu-ecod.jpg
Há uma variedade muito grande de xampus e condicionadores disponíveis no mercado atualmente, mas você já pensou em fazer o seu próprio produto? Além de ser mais barato, ainda é mais seguro à saúde e ao meio ambiente.
Componentes dos xampus tradicionais, como a cocamida DEA e os parabenos aumentam as chances de aparecimento de câncer em humanos assim como também podem ocasionar a degradação da qualidade das águas. Em consequência disso, mais componentes químicos são necessários para o tratamento de efluentes, iniciando um ciclo prejudicial ao ambiente como um todo.
Mas se você utilizar ingredientes menos nocivos, como o bicarbonato de sódio e os diversos tipos de vinagres, os danos à saúde e ao ambiente serão reduzidos, pois se tratam de elementos alternativos aos compostos sintéticos encontrados nos xampus e nas pastas de dente.
É importante ressaltar que quaisquer substâncias, em dosagens adequadas, não oferecem risco à saúde. Elas passam a apresentar riscos quando administradas de forma exagerada. Observe, no entanto, os disruptores endócrinos são substâncias que mesmo em dosagens muito pequenas podem oferecer risco a saúde. O mesmo serve para o bicarbonato, vinagre e todos os ingredientes menos nocivos presentes em receitas caseiras.
Seguir as dosagens apropriadas das receitas garante a sua segurança, pois até o bicarbonato em doses altas pode afetar negativamente a sua saúde. Outro ponto está relacionado ao uso de substâncias por pessoas alérgicas. Se você for alérgico a algum ingrediente das receitas ou tiver algum tipo de problema capilar, como a dermatite seborreica, o seu uso não é indicado por não conter propriedades anticaspa.
Confira abaixo algumas receitas caseiras fáceis de fazer e amigáveis ao meio ambiente:
  • Xampu de vinagre e bicarbonato de sódio para cabelos oleosos
Veja como fazer essa receita:
Ingredientes:
A quantidade de cada item abaixo é suficiente para cerca de duas semanas de uso do produto.
• 1 colher de bicarbonato de sódio;
• 1 colher de vinagre de maçã;
• 400 ml de água;
• 1 recipiente vazio para armazenagem.
Modo de preparo
Misture os ingredientes em um recipiente para obter uma forma homogênea. Pode ocorrer a formação de bolhas devido ao bicarbonato de sódio. Guarde toda a mistura em um recipiente, que pode ser uma garrafa PET. O produto deve ser mantido na geladeira por serem ingredientes que não têm a adição de conservantes, por no máximo duas semanas.
Para utilizá-lo, molhe bem o cabelo, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Em seguida, lave abundantemente. Não se preocupe com o aroma do vinagre e do bicarbonato, pois ambos estão em quantidades muito pequenas e, após o enxágue, seus cabelos estarão limpos e cheirosos.
  • Xampu e condicionador de abacate para cabelos secos
Veja como fazer essa receita:
Ingredientes
• 1 xícara (tipo caneca) de bicarbonato de sódio;
• ¼ xícara (tipo caneca) de abacate;
• 400 ml de água filtrada;
• 1 recipiente vazio para armazenagem;
Modo de Preparo
Misture os ingredientes em um recipiente para obter uma forma homogênea. Quanto maior a quantidade de abacate adicionada, maior o poder de hidratação - o que também pode servir para substituir o condicionador tradicional, mas lembre-se: muito abacate pode deixar os cabelos oleosos e com um aspecto de mal lavados.
Para utilizá-lo, molhe bem o cabelo, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Em seguida, lave abundantemente. Não se esqueça de conservar o produto caseiro em geladeira por, no máximo, duas semanas.
Movimentos no poo e low poo
O termo no poo refere-se à não utilização de xampu para lavar os cabelos e o low poo à mínima utilização de xampu para lavagem. No entanto, não existem evidências científicas quanto a eficácia destas medidas que propõem a substituição do xampu pelo uso do bicarbonato de sódio nos cabelos.
O bicarbonato de sódio é uma ótima alternativa para produtos de limpeza, mas, para aplicação nos cabelos, não é garantido o seu efeito porque existem diferentes tipos de cabelos. Desse modo, ele pode funcionar muito bem para certos tipos e provocar caspa em outros. É sempre bom consultar um dermatologista antes de diminuir o xampu ou eliminá-lo.
O mais importante desses movimentos no poo e low poo é que servem de alerta para a população a respeito das substâncias que podem ser nocivas à saúde e estão presentes nos xampus e condicionadores. A mensagem principal está relacionada à escolha de produtos que não contenham as substâncias citadas anteriormente que interferem no ambiente e na saúde. Agora que você já sabe, por que não testar as receitas?
(Via Ecycle)

Fonte : Eco D

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More