segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rede de supermercados investe na compostagem de lixo orgânico

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/rede-de-supermercados-investe-na-compostagem-de?tag=rrr#ixzz30EMihkDE
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

compostagem1-ecod.jpg
Com a separação das cinco toneladas de lixo orgânico geradas pelas 33 lojas por mês, três toneladas são transformadas em adubo
Fotos: Divulgação
As redes de supermercado costumam ser as maiores responsáveis por gerar o lixo orgânico, aquele que não pode ser reciclado, todavia, serve como adubo. 
Nesse sentido, a rede de supermercados Zona Sul, do Rio de Janeiro, decidiu transformar o lixo orgânico gerado em suas lojas em adubo.
compostagem2-ecod.jpg
Segundo Fortunato Leta, diretor-presidente da rede de supermercados, fazer todo esse processo ainda é caro, e jogar o lixo no aterro sanitário é muito mais barato, mas eles precisavam retribuir para a sociedade e diminuir a carga de resíduos gerada.
Entende-se por lixo orgânico materiais de origem biológica, como restos de alimentos e bebidas, plantas e animais mortos, que em seu processo de decomposição produzem o chorume, que pode provocar a contaminação de solo e águas. Daí a importância de fazer a compostagem, que é o processo de transformação de matéria orgânica em adubo, com a ação de bactérias em alta temperatura.
compostagem3-ecod.jpg
Com a separação das cinco toneladas de lixo orgânico geradas pelas 33 lojas por mês, três toneladas são transformadas em adubo.

Fonte : Eco D

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More