sábado, 6 de julho de 2013

Ações para o meio ambiente

Com certeza vocês já ouviram diversas vezes que o aquecimento global é um dos maiores desafios da humanidade. Isso porque ele influencia na quantidade de água do planeta, na biodiversidade e na qualidade do solo, fatores fundamentais para a nossa sobrevivência.
Pensando em formas práticas e que podem ser aplicadas no nosso dia a dia – muitas delas vocês até já viram no colégio – o movimento Planeta Sustentável e a editora Abril lançaram o “Manual de Etiqueta 3.0″. Ele reúne informações sobre o meio ambiente e 65 ideias para enfrentar o aquecimento global.
Para vocês terem uma ideia do problema, de acordo com o manual, se a temperatura do planeta subir além de 2ºC, nossa vida vai ficar bem difícil. E olha que a temperatura está 0,6ºC acima da média histórica de 14ºC.
O manual aponta ainda algumas consequências do aquecimento global em todo mundo:
Alimentação – Na Índia, o chá assam perdeu a intensidade do sabor e produtividade; na Colômbia, caiu o número de grãos colhidos do café gourmet; na Europa e na América do Sul, os produtores de vinho estão em busca de novas variedades de uva.
Água – Chuvas frequentes e em alta intensidade levam mais sedimentos a rios, lagos e reservatórios, o que exige mais esforços para o tratamento da água. Já chuvas fortes e secas intensas comprometem a produção das hidrelétricas: é preciso abrir as comportas dos reservatórios ou para não haver risco de apagão.
Neve – Os organizadores da Olimpíada de Inverno em Vancouver, que aconteceu em 2010, tiveram de trazer neve de outras regiões. Outras estações de esqui também estão ameaçadas.
Mar – A faixa de areia nas praias e ilhas paradisíacas e cidades à beira-mar diminui a cada ano, com a elevação do nível do mar, atingindo moradores e turistas.
Nas próximas publicações, vamos voltar a falar sobre o aquecimento global e dar algumas dicas do “Manual de Etiqueta 3.0″ aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More