sexta-feira, 5 de julho de 2013

Óleo vegetal saturado

óleo de cozinha saturado, quando não tem um destino adequado, se torna um resíduo altamente poluidor. Quando descartado na pia, entope ralos e caixas de gordura, causando problemas de higiene e mau cheiro, além de aumentar os riscos de entupimento e os custos de tratamento do esgoto. Além de pesar no nosso bolso, o descarte inadequado desse resíduo também prejudica nossa saúde, uma vez que os tratamentos de água irão utilizar maior quantidade de aditivos químicos.
Um litro de óleo de cozinha pode poluir milhares de litros de água, pois os dois não se misturam. Por ser mais leve que a água, o óleo forma uma barreira na superfície, dificultando a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo, assim, a base da cadeia alimentar aquática. Desta forma, acaba por prejudicar todos os demais seres vivos que ali vivem ou que dependam desse meio.
Quando depositado no solo, o óleo causa a impermeabilização, aumentando o risco de enchentes, principalmente nas áreas urbanas.

Quando descartar o óleo?

           O óleo deve ser substituído quando se vê que os alimentos fritos ficam mais escuros e mais oleosos.  Observa-se também a presença de uma espuma durante o processo de fritura. O ideal é que a temperatura do processo de fritura não passe dos 180ºC, pois acima dessa temperatura o óleo “queima” .
Não se deve acrescentar ao óleo em uso na panela um novo, pois, ao completá-lo, a degradação do óleo adicionado será muito mais rápida.
         O ideal é descartar o óleo após  primeira fritura, mas, caso necessário, ele  pode ser reutilizado no máximo  3 a 4 vezes em um intervá-lo de 15 dias, porém o ideal é não reutilizar. Nesse intervalo deve ser filtrado, protegido da luz e, de preferência, armazenado na geladeira.
Fonte : oleolegal.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More