segunda-feira, 1 de julho de 2013

COMO TRANSFORMAR RESTOS DE ALIMENTOS EM ADUBO ORGÂNICO?

Compostagem doméstica consiste em maneira fácil de reciclar resíduos de jardim e restos de comida, evitando o excesso no aterro. Representa processo natural em que os materiais orgânicos se decompõem e são reciclados para ricos fertilizantes naturais.
Melhora a estrutura do solo, proporciona retenção de umidade e contribui para o crescimento saudável das plantas ao fornecer nutrientes. Há variedade de maneiras de composto incluindo a de quintal ou vermes que ajudam o meio ambiente através da reciclagem de recursos orgânicos e também conservam os recursos naturais.
.
Os norte-americanos jogam no lixo mais de 200 milhões de quilos a cada dia. Cerca de 30% do fluxo de resíduos vêm de jardim e restos de cozinha. Quase todos podem ser transformados em adubo natural por compostagem residencial.

Como Fazer Compostagem?

Tenha em mente de que a pilha de compostagem saudável precisa de variedade de ingredientes com carbono e azoto. Ou seja, é necessária quantidade equilibrada de materiais verdes e marrons na pilha. Uma dieta bem equilibrada irá criar um ambiente amigável para compostos minúsculos da natureza. Exemplos de materiais são:
  • Guarnições vegetais,
  • Cascas de frutas
  • Cascas de ovos
  • Sacos de chá
  • Recortes de quintal
  • Borra de café
  • Folhas secas
  • Lascas de madeira
  • Papelão
  • Serragem desfiada
É importante lembrar que certos itens não podem ser compostados. Esses itens incluem:
  1. Carne
  2. Ossos
  3. Produtos lácteos
  4. Alimentos gordurosos
  5. Óleos
  6. Gorduras
  7. Fezes de cão ou gato
  8. Madeira tratada
  9. Plantas doentes

Como Fazer Caixa de Compostagem?

Adubo Orgânico
Adubo Orgânico
Fazer o composto é muito fácil e pode ser feito através da formação de pilha de base no jardim ou usando lata de compostagem. É possível comprar caixa de compostagem ou use recipiente de compostagem caseira.
Realizar caixa de compostagem é fácil e barato. Pode-se converter um lixo plástico em compositor por perfuração de quatro fileiras de buracos entre 4-6 centímetros de distância de todo os lados do componente. Uma pilha de composto bem-sucedida requer muito ar aos buracos. Também é importante cortar a base do lixo para a drenagem.
Outras opções estão na construção de caixa de compostagem de arame galvanizado ou quatro de madeira reciclada dos palets.
Lixo

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More