Você já parou pra pensar sobre quem produz mais lixo no mundo?
Um relatório do Banco Mundial reuniu uma grande quantidade de dados sobre a produção e a gestão de resíduos sólidos urbanos (municipal solid waste, MSW). A revista Economist mostrou em um gráfico quantos quilos de lixo per capita são produzidos todos os dias em diferentes países do mundo.
O total mundial de resíduos sólidos produtos da a população urbana – a grande maioria dos resíduos produzidos – é de 1,3 bilhões de toneladas por ano, ou 1,2 kg por dia para cada habitante das cidades. Cerca de metade são produzidos nos países da OCSE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que inclui 34 países). As previsões são que o valor total vai crescer para 2,2 bilhões de toneladas em 2025, com a China que vai aumentar de três vezes a sua quantidade (de 520 milhões de toneladas para 1,4 bilhões).
Os Estados Unidos da América ficam em primeiro lugar nesta especial classificação. Com mais de 2,5 kg de resíduos produzidos, em média, por cada cidadão em um único dia. Na Noruega também chega-se nestes níveis. A Itália produz cerca de 89.000 toneladas de resíduos por dia, 2,23 kg per capita (considerando apenas a população urbana, cerca de 40 milhões de pessoas), com a previsão de uma leve redução (86.500 toneladas) em 2025.
Vale lembrar que devido ao fato de vários países não possuírem ainda um sistema de controle de dados bem elaborado e políticas definidas, os dados ainda estão incompletos. Se cada habitante do planeta produzir 1 kg de lixo por dia, então teremos mais de 7 milhões de toneladas de resíduos sendo produzidas diariamente.
Vários países já entenderam o potencial no setor de resíduos sólidos e desenvolvem tecnologias específicas para solucionar os problemas. Nesse mercado gigantesco, as chances para quem investe só aumenta se considerarmos que a humanidade não vai poder fugir das soluções ambientalmente corretas que o setor necessita. Empresas que se estabelecerem agora, poderão em um futuro próximo rapidamente expandir para mercados internacionais.
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem