terça-feira, 30 de julho de 2013

O PVC SUSTENTABILIDADE, VERSATILIDADE E PRODUTIVIDADE

Obtenção:

O PVC é obtido a partir de 57% de insumos provenientes do sal marinho ou da terra (salgema), e somente 43% de insumos provenientes de fontes não renováveis como o petróleo e o gás natural.
Estima-se que somente 0,25% do suprimento mundial de gás e petróleo são consumidos na produção do PVC e há estudos e tecnologia disponível para a substituição dos derivados de petróleo e gás por álcool vegetal (cana-de-açúcar e outros) em sua fabricação.
O cloro, presente na estrutura molecular do PVC, é proveniente do sal marinho (salgema ou cloreto de sódio), uma fonte praticamente inesgotável de matéria-prima. Além do uso na produção do PVC, correspondente a cerca de 34% de sua demanda mundial, o cloro é utilizado em aplicações nas indústrias de cosméticos, purificação de água, papel e celulose, desinfetantes para piscinas, agricultura e indústria farmacêutica, dentre outras.
A presença de cloro no PVC faz com que ele seja um polímero naturalmente resistente à propagação de chamas, contribuindo para aplicações nas quais o retardamento à chama é item desejado, como fios e cabos elétricos, eletrodutos e forros/revestimentos residenciais. Também permite a mistura do PVC com uma gama de aditivos maior que a de qualquer outro termoplástico, possibilitando a preparação de formulações com propriedades e características perfeitamente adequadas a cada aplicação.
O átomo de cloro atua ainda como um identificador dos produtos de PVC, permitindo a separação automatizada dos resíduos de produtos produzidos com esse material de outros plásticos em meio ao lixo sólido urbano, facilitando, assim, sua separação para reciclagem.
O PVC é caracterizado como um material de aplicações de longo ciclo de vida, ou seja, aplicações nas quais o tempo de vida útil do produto antes de seu descarte para o meio ambiente é bastante longo, por exemplo, mais de 20 anos. Como exemplo cita-se tubos e conexões, mangueiras, cabos, perfis, laminados e chapas.
Outra grande vantagem do PVC é que ele é reciclável. A reciclagem situa-se entre as mais destacadas questões emergentes no mundo, tanto pela contribuição que pode dar ao desempenho das empresas - por meio da redução de custos e economia de matérias-primas e insumos - quanto pelos resultados ambientais decorrentes da diminuição de geração de resíduos.
No Brasil a reciclagem do PVC é realizada há décadas e existe toda uma estrutura industrial organizada para esse fim. Ressalta-se que no Brasil o PVC representa aproximadamente 0,8% do lixo urbano. Eventuais descartes em aterros sanitários não contaminam os lençóis freáticos, pois o PVC é um material quimicamente inerte.
Os produtos de PVC são identificados por meio de uma codificação utilizada mundialmente, sendo esta, no Brasil, especificada pela norma ABNT NBR 13230. O símbolo utilizado para designar produtos de PVC é:

Como é produzido?

A base de fabricação do PVC é o sal e o petróleo ou gás natural.
O PVC é um polímero formado pela repetição do mero Cloreto de Vinila (CH2CHCl), sendo inodoro e com aspecto físico de um pó branco.
Os polímeros podem ser divididos em plásticos, fibras poliméricas, borrachas (ou elastômeros), espumas, tintas e adesivos.
Os plásticos podem ser subdivididos em duas categorias, segundo seu comportamento tecnológico diante das condições de processamento: termoplásticos e termofixos ou termorrígidos. O termo plástico é derivado do grego e significa "moldável".
Os materiais termoplásticos apresentam a capacidade de ser repetidamente amolecidos pelo aumento de temperatura e endurecidos pelo resfriamento. Essa alteração é, portanto, reversível. O PVC é considerado um termoplástico, uma vez que exibe essas características.
  1. 1 Do refino do petróleo obtém-se o eteno.
  2. 2 Por eletrólise de uma mistura de água e sal, reação química ocorrida pela passagem de corrente elétrica, obtêm-se o cloro e a soda cáustica.
  3. 3 Por meio de uma reação química entre o cloro e o eteno obtém-se o MVC (monômero de cloreto de vinila).
  4. 4 O MVC é submetido a outra reação química chamada de polimerização e produz uma molécula gigante - polímero - denominada policloreto de vinila ou PVC.
  5. 5 Para ser transformada em produto final, a resina de PVC necessita ser misturada a aditivos (estabilizadores térmicos, modificadores de impacto, cargas, lubrificantes, pigmentos e outros), constituindo, os chamados compostos de PVC, os quais serão transformados em produtos finais, tais como: tubos, conexões, esquadrias, forros entre outras aplicações disponíveis no mercado. Um composto de PVC contém os tipos e as quantidades corretas de aditivos necessários para atender aos requisitos de desempenho do produto final no qual será transformado.

10 BONS MOTIVOS PARA USAR O PVC

  • 01 É o único material plástico que não se origina 100% do petróleo. Composto de 57% de cloro, sua principal matéria-prima é o sal marinho, um recurso natural renovável
  • 02 É extremamente durável: sua vida útil em construções é superior a 50 anos;
  • 03 É imune à ação de fungos, bactérias ou cupim;
  • 04 Não sofre com a maioria dos reagentes químicos;
  • 05 É impermeável a gases e líquidos;
  • 06 Resistente a sol, chuva, vento e maresia;
  • 07 Não propaga chamas: seu uso na construção civil diminui o risco e a intensidade de incêndios;
  • 08 É reciclável e reciclado;
  • 09 É um bom isolante térmico, elétrico e acústico
  • 10 É leve, o que facilita seu manuseio e aplicação.


Leia mais! Acesse: http://www.araforros.com.br/pvc/#ixzz2aZSAzejC

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More