sexta-feira, 5 de julho de 2013

O processo de reciclagem


O ciclo de vida de uma lata de bebida de alumínio é de apenas 60 dias, de uma lata para outra. Nesse curto período, uma lata de bebida vai da prateleira para o consumidor e, depois, para uma instalação de reciclagem em que ela poderá ser refundida e reformatada em outra lata de bebida de alumínio com exatamente as mesmas características físicas da lata original. Como o alumínio pode ser reciclado sem nenhuma perda de qualidade, as latas de alumínio são o produto ideal para uma reciclagem de ciclo fechado.
A Novelis é a maior recicladora de latas de bebida de alumínio do mundo e desenvolvemos um processo de reciclagem de latas de alumínio altamente eficiente que garante produtividade máxima, baixo consumo de energia e o produto final de mais alta qualidade. O processo de reciclagem ocorre em quatro etapas básicas:

Etapa 1 - Trituração da lata

Nessa primeira etapa, fardos de latas de alumínio são triturados em pedaços do tamanho de uma noz em uma trituradora com 1.000 HP. Os pedaços são, em seguida, passados por um separador de tambor magnético para remover qualquer aço que possa ter sido misturado no fardo.

Etapa 2 - Remoção de pintura

Depois do processo de trituração da lata, qualquer pintura no alumínio é removida dos pedaços por jato de ar quente (em torno de 550°C) em uma esteira isolada de movimentos lentos. Os gases que saem desse processo são passados, primeiramente, por um incinerador e, depois, usados para aquecer o ar dos processos de entrada por meio de um trocador de calor, minimizando a necessidade de energia do sistema.

Etapa 3 - Derretimento

Após remoção da pintura, o alumínio triturado é alimentado nos fornos de fusão contendo misturadores submersos que criam um vórtex no caldo de alumínio derretido e arrastam o triturado rapidamente para o interior da fusão. Esse processo obtém taxas de derretimento rápido e rendimento alto.
Os fornos têm queimadores e sistemas de gerenciamento de queimadores regenerativos econômicos, de última geração, para reduzir a quantidade de energia usada e o impacto no ambiente. Também são equipados com misturadores a jato, o que garante uma temperatura e composição constantes, promovendo a circulação do metal dentro dos fornos. O processo de mistura garante o produto final da mais alta qualidade.

Etapa 4 - Fundição do alumínio

O metal fundido é transferido para um forno de espera, onde é tratado para remoção das impurezas antes do alumínio ser moldado. Lingotes são fundidos inclinando o forno de espera e derramando o metal fundido em uma unidade de fundição. O metal é tratado em um processo de duas etapas para remover quaisquer partículas não metálicas microscópicas e gases, com composição química e limpeza de metal testada em cada fundição.
À medida que o metal flui para os moldes, ele é resfriado por jatos de água fria bombeada em torno e através da base do molde. O lingote de alumínio se solidifica gradualmente durante o processo de fundição, que leva aproximadamente três horas. Os lingotes de 18 toneladas finalizados, cada um contendo aproximadamente 1,5 milhão de latas usadas, são enviados para uma laminadora para criação de bobinas, a partir das quais os produtores de latas podem produzir novas latas e todo o processo recomeça.
Nossas instalações de reciclagem de alumínio são regulamentadas pelas autoridades ambientais dos países em que operamos e também devem atender às nossas próprias medidas rígidas de controle. Todos os gases descartados da trituração, remoção de pintura, derretimento e espera são removidos da fábrica e tratados em instalações específicas para redução de emissões, incluindo sistemas de coleta de pó frio e lavadores de pó quente. Os lavadores de pó quente são usados para remover os gases resultantes das operações de trituração e de transporte, enquanto os lavadores de pó quente controlam os gases da retirada de revestimento, derretimento e fornos de espera.
A sucata de alumínio diferente de latas de bebida usadas é reciclada por meio de um processo semelhante com várias tecnologias de atualização e processamento.
 
Caso deseje saber mais sobre o processo de produção de metal, visite a seção Ativos e capacidades em nosso site.
Caso seja alguém ligado a um revendedor comercial de alumínio usado ou busque informações sobre reciclagem, acesse Reciclar com a Novelis para obter informações por região sobre como entrar em contato e como se envolver no processo de reciclagem.
Para ler mais sobre os ganhos ambientais associados à reciclagem e como iremos reduzir nossas emissões de gases do efeito estufa ao longo do ciclo de vida alcançando 80% de conteúdo reciclado, consulte o nosso último relatório de sustentabilidade.
Fonte : www.novelis.com

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários só podem ser efetuados se o assunto for da postagem

Google+

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More